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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RICO, Antón Costa  y  AMIGO, María Eugenia Bolaño. UTOPIAS, DISTOPIAS E DESAFIOS CRIATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE NA HISTÓRIA EDUCATIVA OCIDENTAL: SOBRE O QUINTO CENTENÁRIO DA EDIÇÃO DA UTOPIA DE TH. MORE (1516-2016). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.134-147.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/74327.

Faz sentido falar de utopias no campo da educação? Devem os educadores cultivar a utopia? De mão do recente quinto centenário da edição primeira da Utopia de Thomas More aborda-se uma reflexão sobre seu significado histórico em relação com a história da educação. Os educadores geraram, em particular desde o século da Ilustração, diversos projetos teóricos e experiências pedagógicas inovadoras com acentos utópicos, às que aqui se faz referência. Para além do utópico, como algo irrealizável e ademais, igualmente, das negativas distopías, assinalam-se valiosas iniciativas que tentaram a construção de uma nova humanidade. Construções filosóficas e realizações pedagógicas que podem ser memória fértil para os educadores atuais.

Palabras clave : história da educação; utopia; distopía; pensamento pedagógico; humanidade.

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