SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55UTOPÍAS, DISTOPÍAS Y RETOS CREATIVOS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LA HUMANIDAD EN LA HISTORIA EDUCATIVA OCCIDENTAL: A PROPÓSITO DEL V CENTENARIO DE LA EDICIÓN DE LA UTOPÍA DE TH. MORE (1516-2016)EDUCADORA HENRIQUETA GALENO: TRAYECTORIA DE UNA LITERATA FEMINISTA (1887-1964) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FRANCISCO, Ana Cristina B. López M.  y  VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. LUIZA, ISABEL E LEOPOLDINA: UMA HISTÓRIA DE MULHERES, NOBREZA E EDUCAÇÃO NO BRASIL IMPERIAL (1856-1864). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.148-168.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77091.

O artigo trata da atuação da condessa de Barral, Luiza Margarida Portugal de Barros, como preceptora das princesas Isabel e Leopoldina, escolhida pelo próprio Imperador, D. Pedro II, para educar suas filhas. O objetivo central é recompor aspectos da condução educacional dirigida pela condessa nos palácios de São Cristóvão e Petrópolis, especialmente, as estratégias utilizadas para ensinar e educar as duas meninas, ciente da responsabilidade que tal função implicava. A pesquisa apresenta-se como histórico-documental e utilizou, sobretudo, egodocumentos, produzidos pelas princesas e pela própria condessa, colocados em diálogo com autores que enfocam temática semelhante. Conclui-se, que a condessa exerceu forte influência na vida das princesas, desde a infância até após o casamento de ambas.

Palabras clave : Condessa de Barral; educação de crianças nobres; Império do Brasil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )