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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MARIANO, Jorge Luís Mazzeo  y  RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.189-208.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/72085.

O presente artigo exibe a atuação das professoras primárias na construção das bases da cultura escolar frente ao cenário de rudeza e precariedade do extremo oeste paulista, entre as décadas de 1930 e 1960. Para tanto, a pesquisa recorreu à documentação oficial do período e aos relatos orais de algumas docentes que atuaram naquela região. As professoras tiveram que enfrentar as dificuldades inerentes ao início de suas carreiras e de lecionar em imóveis improvisados para a finalidade educativa, como parte de uma espécie de “estágio” na zona rural imposto pelo Estado. Ao lidar com a precariedade das instalações escolares e a presença fiscalizadora do Estado, essas educadoras construíram a cultura escolar das escolas nas quais lecionaram, improvisando com os recursos que possuíam.

Palabras clave : professoras primárias; extremo oeste paulista; zona rural; escola isolada.

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