SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55INFANCIA Y EXILIO: HISTORIAS DE VIDA DE LOS NIÑOS DE LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA EN BÉLGICAEL PODER SIMBÓLICO DE LA UNESCO EN AMÉRICA LATINA SOBRE EL VÍNCULO FLACSO/UNESCO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OKAMOTO, Monica Setuyo. A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.225-243.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80207.

Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkei no Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas.

Palabras clave : educação ultranacionalista japonesa; livros didáticos; imigração japonesa no Brasil; pensamento dos nipo-brasileiros.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )