SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55UNESCO SYMBOLIC POWER IN LATIN AMERICA ABOUT THE LINK FLACSO/UNESCOTHE EVIDENCE OF ARCHIVES AND THE WORK OF HISTORIANS OF EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GOUVEA, Fernando César Ferreira. MESTRES DO AMANHÃ: O INTELECTUAL ANÍSIO TEIXEIRA E A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1951-1964). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.260-278.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/74113.

Este trabalho tem como objeto de estudo a Formação de Professores numa aproximação histórica com a gestão do educador Anísio Teixeira frente à Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - Capes - que abarca o período de 1951 a 1964, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal num contexto marcado pelo modelo nacional-desenvolvimentista. Entende-se que tal período consolidou o caráter institucional da Pós-Graduação no Brasil com o incremento da formação de quadros para as instituições de ensino superior. O caminho para o alcance do exame do objeto de estudo repousa numa metodologia qualitativa, de caráter histórico, documental e bibliográfico com os aportes da História Cultural e da História Política. Assim, as fontes utilizadas foram relatórios, correspondências, mensagens presidenciais, marcos regulatórios, boletins e revistas articulados sob o signo da utilização de estratégias e táticas por indivíduos e coletivos que edificaram uma rede institucional que levou a Capes ao papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação e Cultura. Tal centralidade teve como resultado a construção de um sistema nacional de pós-graduação que constitui um legado a ser examinado no tempo presente no qual percebe-se uma ameaça à manutenção da qualidade deste projeto numa sucessão de cortes de gastos tanto da graduação quanto na Pós-Graduação concernentes ao Ensino Superior brasileiro.

Keywords : formação de professores; Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes); História da Educação; Ministério da Educação; Brasil; 1951-1964.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )