SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55THE EVIDENCE OF ARCHIVES AND THE WORK OF HISTORIANS OF EDUCATIONLANGUAGE PUT TO THE TEST BY TIME: CARLO GINZBURG AND ITS CONTRIBUTIONS TO THE HISTORY OF EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

DOMINGUEZ, Pablo Álvarez. MAPEAMENTO DA MUSEOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA ESPANHA: APROXIMAÇÃO AO ESTADO DA QUESTÃO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.293-313.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/75395.

Nas últimas décadas, a Museologia da Educação tem se apresentado na Espanha como uma das mais atraentes linhas de pesquisa histórico-educativas. Novos enfoques nos têm permitido traçar um mapa no qual os Museus de Educação são entendidos como recursos imprescindíveis para a pesquisa e para a docência nesta matéria. A relação entre Museologia e História da Educação nos permite vislumbrar um panorama de pesquisa alentador no estudo do patrimônio histórico educativo. O presente artigo pretende aproximar-se à Museologia da Educação como campo de pesquisa para os historiadores da educação na Espanha. A partir de suas origens, expõem-se as principais ações, atividades e projetos museológicos que estão se desenvolvendo no país, e que evidenciam a guinada da ciência histórico-educativa em direção à etno-história.

Keywords : história da educação; museologia da educação; museus da educação; pedagogia e ensino; patrimônio histórico-educativo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )