Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
DOMINGUEZ, Pablo Álvarez. MAPEAMENTO DA MUSEOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA ESPANHA: APROXIMAÇÃO AO ESTADO DA QUESTÃO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.293-313. Epub 01-Maio-2018. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/75395.
Nas últimas décadas, a Museologia da Educação tem se apresentado na Espanha como uma das mais atraentes linhas de pesquisa histórico-educativas. Novos enfoques nos têm permitido traçar um mapa no qual os Museus de Educação são entendidos como recursos imprescindíveis para a pesquisa e para a docência nesta matéria. A relação entre Museologia e História da Educação nos permite vislumbrar um panorama de pesquisa alentador no estudo do patrimônio histórico educativo. O presente artigo pretende aproximar-se à Museologia da Educação como campo de pesquisa para os historiadores da educação na Espanha. A partir de suas origens, expõem-se as principais ações, atividades e projetos museológicos que estão se desenvolvendo no país, e que evidenciam a guinada da ciência histórico-educativa em direção à etno-história.
Palavras-chave : história da educação; museologia da educação; museus da educação; pedagogia e ensino; patrimônio histórico-educativo.

