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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

PAZIANI, Rodrigo Ribeiro  e  PERINELLI NETO, Humberto. A LINGUAGEM POSTA À PROVA PELO TEMPO: CARLO GINZBURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.314-333.  Epub 01-Maio-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71676.

A produção historiográfica de Carlo Ginzburg parece estar cada vez mais consolidada no Brasil, a ponto de ser alvo de inúmeras análises, interpretações e críticas. Contudo, este historiador ainda é pouco conhecido pelo público acadêmico, com destaque para os intelectuais que se debruçam sobre história e história da educação. Partindo deste contexto, a proposta central deste artigo será a de promover reflexões sobre o “paradigma indiciário” proposto por Ginzburg. Para tanto, apresentamos o percurso formativo, as obras de cunho teórico-metodológico e as perspectivas analíticas deste historiador, bem como possíveis relações que se pode estabelecer com os domínios da Linguagem, especificamente a Análise do Discurso, caso da corrente representada por Michel Pêcheux.

Palavras-chave : Carlo Ginzburg; teoria da história; linguagem; análise de discurso; história da educação.

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