SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56INVESTIGAÇÃO E DOCÊNCIA COM FOTOGRAFIAS: FUNDOS FOTOGRÁFICOS DE INTERESSE HISTÓRICO-EDUCATIVO EM REVISTAS ILUSTRADAS (MALLORCA, ESPANHA, 1902-1936) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BOTO, Carlota  e  ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. ENTRE IDAS E VINDAS: VICISSITUDES DO MÉTODO CASTILHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.16-37.  Epub 01-Set-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/70697.

As escolas de primeiras letras nas diferentes províncias brasileiras, ao longo do século XIX, tinham seus fazeres influenciados por métodos de ensino internacionalmente postos no território das ideias pedagógicas da Modernidade. Uma ação pontual foi a vinda do poeta e educador português António Feliciano de Castilho (1800-1875) para apresentação de seu método na Corte brasileira. O curso dado por Castilho passou por momentos de rejeição explícita, implicando inclusive o cancelamento do mesmo curso; o que suscita diversos questionamentos: Quais motivos levaram à rejeição do método de Castilho e o cancelamento de seu curso na Corte brasileira? Quais as perspectivas pedagógicas e quem é o professor que, ao defender o método Jacotot, estabeleceu diversos debates com Castilho?

Palavras-chave : instrução pública; Castilho; história da leitura; escola primária; educação pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )