SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56HORACE LANE: CONSULTOR DE LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA PAULISTA Y PARTICIPACIÓN EN LA EXPOSICIÓN INTERNACIONAL DE ST. LOUIS (1885-1912)LITERATURA PARA LA ESCUELA PRIMARIA Y EDUCACIÓN DEL CIUDADANO REPUBLICANO, EN LA REVISTA DE ENSINO (SP-BRAZIL) - 1902/1918 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Rosa Ortiz de  y  EGIDO, Luis Torrego. A IMPRENSA PEDAGÓGICA NA RECONSTRUÇÃO DO PASSADO EDUCATIVO: O CASO DA REVISTA ESCUELAS DE ESPAÑA (1929-1936). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.80-105.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/78399.

Escuelas de España é uma das revistas pedagógicas mais representativas da educação e das escolas da Segunda República da Espanha. A revisão de estudos internacionais sobre a imprensa pedagógica põe em evidência e mostra o escasso tratamento da revista pela pesquisa histórico-educacional. Este artigo pretende contribuir atenuando essa carência, pois nele se realiza uma análise descritiva da publicação, partindo do seu valor como uma herança e patrimônio pedagógico que permite pesquisar la educação e la renovação pedagógica de 1929 a 1936. Se estuda sua origem, propósitos e características, estrutura, seções e conteúdos, bem como seus protagonistas, destacando os três professores que fundaram e dirigiram.

Palabras clave : Escuelas de España; imprensa pedagógica; renovação pedagógica; patrimônio histórico-educacional; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )