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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SANTOS, Rosa Ortiz de  e  EGIDO, Luis Torrego. A IMPRENSA PEDAGÓGICA NA RECONSTRUÇÃO DO PASSADO EDUCATIVO: O CASO DA REVISTA ESCUELAS DE ESPAÑA (1929-1936). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.80-105.  Epub 01-Set-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/78399.

Escuelas de España é uma das revistas pedagógicas mais representativas da educação e das escolas da Segunda República da Espanha. A revisão de estudos internacionais sobre a imprensa pedagógica põe em evidência e mostra o escasso tratamento da revista pela pesquisa histórico-educacional. Este artigo pretende contribuir atenuando essa carência, pois nele se realiza uma análise descritiva da publicação, partindo do seu valor como uma herança e patrimônio pedagógico que permite pesquisar la educação e la renovação pedagógica de 1929 a 1936. Se estuda sua origem, propósitos e características, estrutura, seções e conteúdos, bem como seus protagonistas, destacando os três professores que fundaram e dirigiram.

Palavras-chave : Escuelas de España; imprensa pedagógica; renovação pedagógica; patrimônio histórico-educacional; Espanha.

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