SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56LA PRENSA PEDAGÓGICA EN LA RECONSTRUCCIÓN DEL PASADO EDUCATIVO: EL CASO DE LA REVISTA ESCUELAS DE ESPAÑA (1929-1936)POR UNA EDUCACIÓN PARA TODOS: LAS PERSPECTIVAS FORMATIVAS EN DOS PERIÓDICOS REVOLUCIONARIOS DURANTE LAS PRIMERAS DÉCADAS DEL SIGLO XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. LITERATURA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA E EDUCAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO, NA REVISTA DE ENSINO (SP-BRASIL) - 1902/1918. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.106-124.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/75780.

Visando a contribuir para compreender aspectos inexplorados da história da literatura infantil, do ensino de leitura e escrita e da educação no Brasil, enfoca-se a Seção “Literatura infantil” da Revista de Ensino, editada entre 1902 e 1918, pela Associação Beneficente do Professorado Público Paulista. Por meio da análise da configuração dos textos publicados na Seção, constata-se que as traduções/adaptações, paráfrases ou textos originais de autores brasileiros ou estrangeiros integram o corpus precursor da literatura infantil brasileira, tendo contribuído para disseminar a concepção de literatura infantil oscilante entre gênero didático e gênero literário, articuladamente à função da escola primária, no projeto republicano de modernização social e cultural necessária à construção da nação.

Palabras clave : literatura infantil; Revista de Ensino; história da literatura infantil; história do ensino de leitura e escrita; história da educação no Brasil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )