SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56LITERATURA PARA LA ESCUELA PRIMARIA Y EDUCACIÓN DEL CIUDADANO REPUBLICANO, EN LA REVISTA DE ENSINO (SP-BRAZIL) - 1902/1918ENTRE LA REFORMA ROCHA VAZ Y EL ESTADO NUEVO: LOS PROFESSORES SUPLEMENTARES DEL COLÉGIO PEDRO II índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

TRUJILLO, Eduard Esteban Moreno. POR UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: AS PERSPECTIVAS FORMATIVAS EM DOIS JORNAIS REVOLUCIONÁRIOS DURANTE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.125-145.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/75709.

O objetivo do texto é realizar um analise do discurso em torno a formação dos setores populares exposto por dois importantes jornais radicais na virada do século XX em Brasil e na Colômbia. Para o caso colombiano se aborda o estudo do periódico La Humanidad entre os anos 1917 e 1920. Para o caso brasileiro estuda-se o jornal A Plebe entre 1917 e 1920. Assim, no contexto de uma forte mobilização popular derivada da questão social, além da constituição do campo da esquerda local, os intelectuais-populares que escreveram nas páginas destes jornais conceberam uma educação “racionalista” e inclusiva dirigida aos setores populares. Ao partir da construção coletiva de um sentido educativo, compuseram-se intricados imaginários a respeito do ser proletário e popular, sobre o passado e o futuro, mas, sobretudo, das logicas que deveriam guiar a revolução como exercício formativo. De tal modo, o processo educativo foi concebido como o devir da consciência e a descoberta da verdade “cientifica”. O texto desenvolverá quatro momentos: 1. Os contextos sociais e políticos; 2. Os periódicos como mecanismo de difusão das ideias; 3. Os discursos educativos expostos nos jornais; 4. Finalmente, propunha-se uma conclusão sobre os condicionamentos metodológicos da comparação, assim como dos limites dos discursos educativos frente às práticas dos sujeitos e a mirada do historiador.

Palabras clave : educação; história comparada; intelectuais-populares; formação libertaria.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )