SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue56EDUCATION FOR ALL: FORMATIVE PERSPECTIVES IN TWO REVOLUTIONARY NEWSPAPERS DURING THE FIRST DECADES OF THE TWENTIETH CENTURYA HISTORY OF PHYSICAL, CHEMICAL AND NATURAL SCIENCES IN SECONDARY EDUCATION (1882-1950) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SOARES, Jefferson da Costa  and  SILVA, Gustavo da Motta. DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.146-164.  Epub Sep 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/74062.

O artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, primeira instituição brasileira de ensino secundário, fundada em 1837. O objeto do artigo são os professores suplementares do Colégio, identificados a partir de análise documental e que atuaram na instituição entre a Reforma Rocha Vaz, de 1925, e o Estado Novo. Os resultados demonstram que o Colégio atinge o número de 219 professores suplementares; que a qualidade do quadro parece não se estender a essa categoria; e que uma minoria dos que passam pelo cargo ascendem às categorias de maior prestígio.

Keywords : professores suplementares; Colégio Pedro II; identidade profissional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )