SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56POR UNA EDUCACIÓN PARA TODOS: LAS PERSPECTIVAS FORMATIVAS EN DOS PERIÓDICOS REVOLUCIONARIOS DURANTE LAS PRIMERAS DÉCADAS DEL SIGLO XXUNA HISTORIA DE LAS CIENCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS Y NATURALES EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA (1882-1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SOARES, Jefferson da Costa  y  SILVA, Gustavo da Motta. DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.146-164.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/74062.

O artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, primeira instituição brasileira de ensino secundário, fundada em 1837. O objeto do artigo são os professores suplementares do Colégio, identificados a partir de análise documental e que atuaram na instituição entre a Reforma Rocha Vaz, de 1925, e o Estado Novo. Os resultados demonstram que o Colégio atinge o número de 219 professores suplementares; que a qualidade do quadro parece não se estender a essa categoria; e que uma minoria dos que passam pelo cargo ascendem às categorias de maior prestígio.

Palabras clave : professores suplementares; Colégio Pedro II; identidade profissional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )