SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56ENTRE LA REFORMA ROCHA VAZ Y EL ESTADO NUEVO: LOS PROFESSORES SUPLEMENTARES DEL COLÉGIO PEDRO IILA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA EN EL SISTEMA ESCOLAR FRANCÉS Y BRASILEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ALVES, Eva Maria Siqueira  y  GAMA, João Paulo Oliveira. UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS E NATURAIS NO ENSINO SECUNDÁRIO (1882-1950). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.165-186.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/75932.

Investigar o processo de organização das cadeiras de Ciências Físicas, Químicas e Naturais no período de 1882 a 1950 é o objetivo desse artigo. Para tanto utilizamos como fontes textos normativos da legislação que regulam essas cadeiras no ensino secundário, notadamente em Sergipe, documentos manuscritos como atas, ofícios, relatórios, livro de visitas, dentre outros salvaguardados no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense - Cemas, e fotografias de professores em excursões, aulas, laboratórios, gabinetes, reuniões. As palavras e imagens revelam os programas de ensino, os personagens atuantes da história, os momentos que necessitaram registrar práticas das suas aulas no processo de constituição e consolidação das Ciências Físicas, Químicas e Naturais no ensino secundário sergipano.

Palabras clave : história das disciplinas; arquivos escolares; fotografias; história do ensino secundário; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )