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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SARDA, Daniela Nienkötter. A HISTÓRIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO SISTEMA ESCOLAR FRANCÊS E BRASILEIRO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.187-206.  Epub 01-Set-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/75689.

O presente artigo tem como objeto a história do ensino da filosofia no sistema escolar francês e brasileiro. Nosso objetivo é mostrar que, na França, onde o ensino da filosofia está presente nos currículos escolares há séculos, sua importância foi questionada apenas algumas vezes ao longo da história; ou seja, sua história é marcada por uma estabilidade. Por outro lado, verificou-se que no Brasil o ensino da filosofia é marcado por uma instabilidade. Chegamos a essa conclusão graças a uma análise comparativa de discursos, cuja questão de pesquisa concerniu às representações sociais acerca da filosofia, na França e no Brasil. Ao buscarmos as causas que explicavam as representações sociais diferentes em ambos os países, pudemos verificar a que ponto o ensino da filosofia na França é estável, enquanto que no Brasil ele é marcado por idas e vindas nos currículos escolares.

Palavras-chave : história; filosofia; Ensino Médio; França; Brasil.

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