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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LIMA, Valeska Alessandra de  e  ALMEIDA, Doris Bittencourt. O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS E A DIFUSÃO DAS CLASSES EXPERIMENTAIS SECUNDÁRIAS: ENTRE O ARQUIVO E A MEMÓRIA ORAL (1959- 1981). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.207-227.  Epub 01-Set-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77345.

O artigo investiga memórias do Colégio de Aplicação (CAp/Ufrgs), instituição de ensino que se constituiu como uma espécie de vanguarda pedagógica na sociedade porto-alegrense. Discute-se a implantação das classes experimentais secundárias, como uma apropriação das Classes Nouvelles francesas. Documentos orais e arquivísticos foram examinados e permitem inferir que o CAp é produto do seu tempo, representa a propagação dos discursos de renovação educacional, sobretudo os estudos de Psicologia que passaram a ocupar espaço relevante nas questões escolares e na formação de professores. As práticas educativas do CAp evidenciam a circularidade cultural entre educadores, especialmente franceses e brasileiros que, por muitos anos, estiveram ligados pelas missões e intercâmbios pedagógicos.

Palavras-chave : classes experimentais secundárias; Colégio de Aplicação; memórias docentes.

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