História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
FELDMAN, Ariel and FELDMAN, Marina. O IMAGINÁRIO SOCIAL DE DEMOCRACIA NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL (1985-1990). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.228-248. Epub Sep 01, 2018. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/72148.
Analisa-se o imaginário social de democracia da segunda metade da década de 1980, examinando de que forma ele influenciou a municipalização do Ensino Fundamental no Brasil. Objetiva-se, ainda, verificar como o municipalismo educacional em questão ajudou a construir o ideário segundo o qual instituições políticas localizadas contribuiriam para o aperfeiçoamento da democratização da sociedade. Foram analisados os debates veiculados nas instituições estruturantes da esfera pública, imprensa e parlamento. Concluiu-se que o imaginário de democracia que sustentou o municipalismo educacional durante a abertura política tinha grande capilaridade social, tendo sido decisivo para lançar as bases constitucionais de um amplo processo de reforma que só iria ser consolidado na década de 1990.
Keywords : municipalização; ensino fundamental; imaginário social; democracia.