SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número56EL COLEGIO DE APLICACIÓN/UFRGS Y LA DIFUSIÓN DE CLASES SECUNDARIAS EXPERIMENTAL: ENTRE EL ARCHIVO Y LA MEMORIA ORAL (1959-1981) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FELDMAN, Ariel  y  FELDMAN, Marina. O IMAGINÁRIO SOCIAL DE DEMOCRACIA NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL (1985-1990). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.228-248.  Epub 01-Sep-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/72148.

Analisa-se o imaginário social de democracia da segunda metade da década de 1980, examinando de que forma ele influenciou a municipalização do Ensino Fundamental no Brasil. Objetiva-se, ainda, verificar como o municipalismo educacional em questão ajudou a construir o ideário segundo o qual instituições políticas localizadas contribuiriam para o aperfeiçoamento da democratização da sociedade. Foram analisados os debates veiculados nas instituições estruturantes da esfera pública, imprensa e parlamento. Concluiu-se que o imaginário de democracia que sustentou o municipalismo educacional durante a abertura política tinha grande capilaridade social, tendo sido decisivo para lançar as bases constitucionais de um amplo processo de reforma que só iria ser consolidado na década de 1990.

Palabras clave : municipalização; ensino fundamental; imaginário social; democracia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )