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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

HELFENBERGER, Marianne  y  SCHREIBER, Catherina. CONSTRUINDO CIDADÃOS: ARQUITETURA DA ESCOLA E SEU PROGRAMA SOCIAL - VISÕES COMPARATIVAS DA SUÍÇA E DE LUXEMBURGO NOS SÉCULOS XIX E XX. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e82303.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/82303.

A hipótese deste artigo é que prédios escolares constroem os futuros cidadãos do estado-nação. Perguntamos especificamente como essas construções nacionais atuam em estados-nações multilíngues. Com atenção especial ao desenvolvimento da arquitetura escolar numa variedade de regiões importantes, principalmente nos casos concretos de Luxemburgo e Suíça, o artigo analisa a construção de escolas como os espaços onde acontece de fato o ato da presença física na escola. Como fator dominante do cenário local, as escolas também se envolveram ativamente na apresentação dos espaços, exibindo conceitos de nação ou suas subunidades. Na Suíça revelou-se a grande importância dos cantões e municípios; no caso de Luxemburgo demostrou-se o importante papel da capital, assim como da comunidade local e as políticas demográficas do país: enquanto se enfatizava e também se transportava simbolicamente a coerência nacional, por exemplo por meio dos prédios escolares uniformes ou modelos específicos de construção, verificamos que os prédios escolares eram geralmente importantes para a construção de perfis regionais e comunais convertendo-se em agentes poderosos da planificação social, ancorando cidadãos a regiões especificas e configurando o núcleo da aldeia. Em ambos os casos, o artigo demonstra a significativa contribuição dos edifícios escolares às múltiplas formas de unificar e também de diferenciar os cidadãos segundo as necessidades sociais.

Palabras clave : história da educação; arquitetura escolar; cultura material; estado-nação.

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