SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23CONSTRUINDO CIDADÃOS: ARQUITETURA DA ESCOLA E SEU PROGRAMA SOCIAL - VISÕES COMPARATIVAS DA SUÍÇA E DE LUXEMBURGO NOS SÉCULOS XIX E XXUMA ARQUITETURA ESCOLAR NACIONAL E POPULAR DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1914-1917 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VIOLA, Valeria. ARQUITETURA ESCOLAR DURANTE O FASCISMO EM ITÁLIA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e82782.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/82782.

O artigo pretende ilustrar os resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre a arquitetura escolar na Itália durante o fascismo, pela análise de fontes arquivísticas e impressas, resgatadas em vários arquivos e bibliotecas nacionais e regionais. Após uma rápida análise do estado do trabalho da historiografia histórico educativa italiana sobre o assunto, o trabalho terá como objetivo delinear a fisionomia dos espaços escolares desejados pelo regime, que foi funcional para a implementação de uma política educacional voltada para a criação de uma Itália fascista. O tema, desenvolvido ao longo de uma diretriz nacional, tentará destacar os momentos de maior tensão da campanha de construção promovida pelo regime fascista que alcançou os maiores resultados durante a experiência ministerial de Giuseppe Bottai.

Palavras-chave : prédio escolar; século XX; história da escola; Itália; Fascismo.

        · resumo em Italiano | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português | Italiano     · Português ( pdf ) | Italiano ( pdf )