SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23SCHOOL BUILDINGS IN ITALY AT THE TIME OF FASCISMGRADED SCHOOLS AND SCHOOL ARCHITECTURE IN PARANÁ AND IN RIO GRANDE DO SUL: THE PLURALITY OF PRIMARY SCHOOL BUILDINGS IN THE BRAZILIAN CONTEXT (1903-1928) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

IBARRA, Carlos Ortega. UMA ARQUITETURA ESCOLAR NACIONAL E POPULAR DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1914-1917. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e83400.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/83400.

Entre os anos de 1914 e 1917, a educação pública na Cidade do México foi sujeita a uma série de reformas realizadas pela revolução constitucionalista para expandir a cobertura educacional entre as classes populares. A estratégia seguida pelos constitucionalistas para promover a educação popular consistiu em reorientar os “palácios escolares”, construídos durante o governo de Porfirio Diaz como protótipos de uma arquitetura escolar nacional e promover reformas constitucionais para capacitar os municípios e forçar os proprietários de indústrias para estabelecer escolas em condições higiênicas para os habitantes e seus trabalhadores. Aqui veremos a arquitetura escolar da época como resultado da interação entre fatores epistêmicos e não-epistêmicos

Keywords : Revolução Mexicana; exército constitucionalista; arquitetura escolar; educação popular.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )