SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LA ARQUITECTURA ESCOLAR EN ITALIA AL TIEMPO DEL FASCISMOESCUELA GRADUADA Y ARQUITECTURA ESCOLAR EN PARANÁ Y RIO GRANDE DO SUL: LA PLURALIDAD DE LOS EDIFICIOS PARA LA ESCUELA PRIMARIA EN EL ESCENARIO BRASILEÑO (1903-1928) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

IBARRA, Carlos Ortega. UMA ARQUITETURA ESCOLAR NACIONAL E POPULAR DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1914-1917. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e83400.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/83400.

Entre os anos de 1914 e 1917, a educação pública na Cidade do México foi sujeita a uma série de reformas realizadas pela revolução constitucionalista para expandir a cobertura educacional entre as classes populares. A estratégia seguida pelos constitucionalistas para promover a educação popular consistiu em reorientar os “palácios escolares”, construídos durante o governo de Porfirio Diaz como protótipos de uma arquitetura escolar nacional e promover reformas constitucionais para capacitar os municípios e forçar os proprietários de indústrias para estabelecer escolas em condições higiênicas para os habitantes e seus trabalhadores. Aqui veremos a arquitetura escolar da época como resultado da interação entre fatores epistêmicos e não-epistêmicos

Palabras clave : Revolução Mexicana; exército constitucionalista; arquitetura escolar; educação popular.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )