SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23UMA ARQUITETURA ESCOLAR NACIONAL E POPULAR DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1914-1917UM EPISÓDIO DA CULTURA MATERIAL: A INAUGURAÇÃO DE 54 EDIFÍCIOS ESCOLARES NA CIDADE DE BUENOS AIRES (1884-1886) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ERMEL, Tatiane de Freitas  e  BENCOSTTA, Marcus Levy. ESCOLA GRADUADA E ARQUITETURA ESCOLAR NO PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL: A PLURALIDADE DOS EDIFÍCIOS PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NO CENÁRIO BRASILEIRO (1903-1928). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e83527.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/83527.

O presente artigo propõe analisar de modo comparativo a arquitetura de escolas públicas em duas capitais do sul do Brasil nas três primeiras décadas do século XX. Nosso objetivo é problematizar pontos de intersecção entre seus ordenamentos e disposições, levando em consideração a complexidade de seus elementos espaciais e simbólicos que foram adotados naquele período histórico, com destaque para as suas relações com o traçado urbano. O corpus documental utilizado em nossa análise compreende fontes, tais como: relatórios governamentais, fotografias, plantas e projetos arquitetônicos dos edifícios escolares. Destacamos como relevantes a influência internacional, sobretudo, a implementação da escola graduada e a questão higiênica, a localização e visualidade na trama das duas capitais, o grupo social ao qual a escola atenderia e a necessidade da alfabetização de um número maior de crianças. Ainda, enfatizamos o corpus analisado como suporte para a compreensão de uma semiologia do espaço arquitetural escolar republicano nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Palavras-chave : história da educação; arquitetura escolar; escola graduada.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )