SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23GRADED SCHOOLS AND SCHOOL ARCHITECTURE IN PARANÁ AND IN RIO GRANDE DO SUL: THE PLURALITY OF PRIMARY SCHOOL BUILDINGS IN THE BRAZILIAN CONTEXT (1903-1928) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ARATA, Nicolás. UM EPISÓDIO DA CULTURA MATERIAL: A INAUGURAÇÃO DE 54 EDIFÍCIOS ESCOLARES NA CIDADE DE BUENOS AIRES (1884-1886). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e84235.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/84235.

Este artigo apresenta um episódio central na história da expansão e redefinição dos espaços escolares de Buenos Aires: a inauguração simultânea de 54 edifícios escolares em 1886. Os atos de abertura dos edifícios representam um momento de forte condensação simbólica. Esses eventos nos permitem ver como, através de palavras e ações, os espaços são simbolicamente investidos, funções atribuídas e seus objetivos são definidos. Ao mesmo tempo, é uma forma útil de aproximação para identificar quem participou, de onde o fez e que relações mantiveram entre si.

Keywords : cultura material; ritual; prédio escolar; escolaridade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )