SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ESCUELA GRADUADA Y ARQUITECTURA ESCOLAR EN PARANÁ Y RIO GRANDE DO SUL: LA PLURALIDAD DE LOS EDIFICIOS PARA LA ESCUELA PRIMARIA EN EL ESCENARIO BRASILEÑO (1903-1928) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ARATA, Nicolás. UM EPISÓDIO DA CULTURA MATERIAL: A INAUGURAÇÃO DE 54 EDIFÍCIOS ESCOLARES NA CIDADE DE BUENOS AIRES (1884-1886). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e84235.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/84235.

Este artigo apresenta um episódio central na história da expansão e redefinição dos espaços escolares de Buenos Aires: a inauguração simultânea de 54 edifícios escolares em 1886. Os atos de abertura dos edifícios representam um momento de forte condensação simbólica. Esses eventos nos permitem ver como, através de palavras e ações, os espaços são simbolicamente investidos, funções atribuídas e seus objetivos são definidos. Ao mesmo tempo, é uma forma útil de aproximação para identificar quem participou, de onde o fez e que relações mantiveram entre si.

Palabras clave : cultura material; ritual; prédio escolar; escolaridade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )