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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
MAYBORODA, Fabiana Gazzotti y GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. A POLÍTICA PÚBLICA DOS JARDINS DE RECREIO COMO ESPAÇO CIVILIZADOR NO CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE (1920-1950). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e77050. Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/77050.
Este estudo diz respeito aos Jardins de Recreio, uma política pública instituída na cidade de Porto Alegre/RS a partir dos anos 1920. Objetiva compreender suas condições de implementação e suas interfaces com o processo educacional. Fundamenta-se na análise documental histórica, que possibilita compreender as condições de instauração e funcionamento dos Jardins de Recreio, sua característica educadora e sua relação com a urbanidade. Percebe-se que os Jardins de Recreio se constituíram em espaços de sociabilidade e lazer dos porto-alegrenses, para além de uma intenção pedagógica fomentada pelas modificações urbanas, pelo discurso higienista e civilizatório deflagrado pela modernidade.
Palabras clave : processo civilizador; urbanização; jardins de recreio; higienismo; história da educação.