SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EL GOBIERNO DE HIGIA: LOS SABERES MÉDICO-PEDAGÓGICOS Y LA CONSTRUCCIÓN DE UN CUERPO HÍGIDO EN LA PARAÍBA (1930-1940)SABER OBJETIVADO Y FORMACIÓN DE PROFESORES: REFLEXIONES PEDAGÓGICAS-EPISTEMOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MAYBORODA, Fabiana Gazzotti  y  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. A POLÍTICA PÚBLICA DOS JARDINS DE RECREIO COMO ESPAÇO CIVILIZADOR NO CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE (1920-1950). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e77050.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77050.

Este estudo diz respeito aos Jardins de Recreio, uma política pública instituída na cidade de Porto Alegre/RS a partir dos anos 1920. Objetiva compreender suas condições de implementação e suas interfaces com o processo educacional. Fundamenta-se na análise documental histórica, que possibilita compreender as condições de instauração e funcionamento dos Jardins de Recreio, sua característica educadora e sua relação com a urbanidade. Percebe-se que os Jardins de Recreio se constituíram em espaços de sociabilidade e lazer dos porto-alegrenses, para além de uma intenção pedagógica fomentada pelas modificações urbanas, pelo discurso higienista e civilizatório deflagrado pela modernidade.

Palabras clave : processo civilizador; urbanização; jardins de recreio; higienismo; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )