SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23GYMNASTICS SOCIETIES AND SCOUTISM IN RIO GRANDE DO SUL (1913-1934)ANTONIO BANDEIRA TRAJANO AND THE PEDAGOGICAL RENEWAL READ IN SCHOOLBOOKS: TEACH ARITHMETIC INTUITIVELY (LATE NINETEENTH CENTURY) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GALAK, Eduardo Lautaro. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO OFICIO DE PEDAGOGIZAR OS CORPOS: O NASCIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARGENTINA (1897-1912). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e79633.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/79633.

Este artigo aborda uma problemática histórica cujos efeitos são ainda atuais: as disputas sobre a legitimidade do oficio da Educação Física. Reflete-se sobre como essa prática foi desenvolvida na Argentina e como a institucionalização da profissionalização garantiu sua reprodução. Estudou-se os discursos dominantes da passagem do século XIX ao XX dos quais resultaram em duas posições epistêmicas claramente definidas, uma de estilo “militarista” e a outra “cívico-pedagógica”. Tendo como base cinco processos importantes da institucionalização do oficio de Educação Física ocorridos entre 1898 e 1912, neste texto analisam-se as vozes contemporâneas de diferentes agentes relacionados à pedagogia das práticas corporais na Argentina no momento em tela.

Keywords : educação física; formação profissional; política; corpo; institucionalização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )