SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE INSTITUTIONALIZATION OF THE CORPORAL PEDAGOGY PROFESSION: THE BIRTH OF CERTIFIED TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION IN ARGENTINA (1897-1912)THE FOUNDATION OF THE UNIVERSITY COLLEGE IN THE RURAL UNIVERSITY OF MINAS GERAIS STATE (1964-1965): BETWEEN THE HIGHER EDUCATION AND THE AGROTECHNIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson. ANTONIO BANDEIRA TRAJANO E A RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA LIDA EM LIVROS ESCOLARES: ENSINAR ARITMÉTICA DE MODO INTUITIVO (FINAL DO SÉCULO XIX). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e79977.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/79977.

Este artigo apresenta resultados de pesquisas que foram sendo desenvolvidas desde a iniciação científica ao doutorado. Ao trafegar por tantos caminhos possíveis de pesquisas, sempre me sentir atraído pelo tema o ensino intuitivo de Aritmética em escolas primárias, durante o final do século XIX. Ao tomar para análise a trilogia aritmética de Antonio Bandeira Trajano - Aritmética Primária, Aritmética elementar ilustrada e Aritmética progressiva -, cheguei à uma clara evidência de que o Brasil apropriou dos Estados Unidos não só um modelo pedagógico - o ensino intuitivo de Aritmética -, mas também um modelo gráfico-editorial de livro escolar. Para além disso, as três obras aqui analisadas são testemunhas das primeiras tentativas de constituição de uma pedagogia da Aritmética em escolas primárias brasileiras, a qual denominei de pedagogia prático-intuitiva.

Keywords : Antonio Bandeira Trajano; aritmética; livro escolar; método intuitivo; pedagogia prático-intuitiva.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )