SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ANTONIO BANDEIRA TRAJANO AND THE PEDAGOGICAL RENEWAL READ IN SCHOOLBOOKS: TEACH ARITHMETIC INTUITIVELY (LATE NINETEENTH CENTURY)THE ORGANIZATION OF SCHOOL MUSEUMS COURSE BY THE HISTORICAL NATIONAL MUSEUM (BRASIL, 1958) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano. A CRIAÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1964-1965): ENTRE O SUPERIOR E O AGROTÉCNICO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80006.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80006.

O objetivo deste artigo é analisar o processo de decisão sobre a criação do Colégio Universitário na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), entre 1964 e 1965. O baixo financiamento, a dúvida sobre o caráter da formação no secundário e a necessidade de atendimento às demandas do capital marcavam a disputa entre a criação do Colégio Universitário e a manutenção do Agrotécnico. A pesquisa, realizada a partir da consulta a documentos do arquivo histórico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), indica que a manutenção do Curso Agrotécnico foi vencida pelo argumento da falta de recursos e pela ineficiência do curso técnico em manter os jovens afastados da disputa pelas poucas vagas do ensino superior. A análise evidencia a disputa entre capital e trabalho na definição de um modelo de formação para o jovem brasileiro.

Keywords : Colégio Universitário; Curso Agrotécnico; ensino técnico; ensino secundário; Minas Gerais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )