SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE ORGANIZATION OF SCHOOL MUSEUMS COURSE BY THE HISTORICAL NATIONAL MUSEUM (BRASIL, 1958)THE PUBLIC LIBRARY OF BIG FIELD IN THE YEARS 1930 BY THE PAGES OF THE MAGAZINE FOLHA DA SERRA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MIRANDA, Miguel Beas  and  GARCIA, Erika González. FONTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MAPA EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS EM ESPANHA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80355.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80355.

Independentemente da discussão à volta do uso ou abuso de livros didácticos, e da sua utilidade como recursos educacionais, a repercussão que estes têm nas escolas está directamente relacionada com a quota de mercado de cada uma das editoras. Na Espanha, não se publicam os dados sobre a distribuição de cada livro didático; por isso, o objetivo deste estudo é analisar cada uma das fontes das quais possamos extrair alguma informação relacionada com essa questão. Serão examinadas fontes quer de organismos e entidades públicas, quer do sector editorial, numa área em é exigida mais informação e transparência. Entre as conclusões verifica-se que as fontes de dados analisadas fornecem dados globais das editoras, mas não de cada editora em particular, assim como não detalham dados por assunto nem por nível de ensino; o mercado é dominado por empresas grandes e muito grandes. Este estudo pode revelar-se muito útil para todos aqueles que investigam em qualquer campo relacionado com livros didácticos e que pretendam ter em conta dados relacionados com a sua comercialização.

Keywords : educação; livros didáticos; recursos educacionais; editoras; mapa editorial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )