SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23O CURSO DE ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS ESCOLARES DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (BRASIL, 1958)A BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE NOS ANOS 1930 PELAS PÁGINAS DA REVISTA FOLHA DA SERRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MIRANDA, Miguel Beas  e  GARCIA, Erika González. FONTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MAPA EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS EM ESPANHA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80355.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80355.

Independentemente da discussão à volta do uso ou abuso de livros didácticos, e da sua utilidade como recursos educacionais, a repercussão que estes têm nas escolas está directamente relacionada com a quota de mercado de cada uma das editoras. Na Espanha, não se publicam os dados sobre a distribuição de cada livro didático; por isso, o objetivo deste estudo é analisar cada uma das fontes das quais possamos extrair alguma informação relacionada com essa questão. Serão examinadas fontes quer de organismos e entidades públicas, quer do sector editorial, numa área em é exigida mais informação e transparência. Entre as conclusões verifica-se que as fontes de dados analisadas fornecem dados globais das editoras, mas não de cada editora em particular, assim como não detalham dados por assunto nem por nível de ensino; o mercado é dominado por empresas grandes e muito grandes. Este estudo pode revelar-se muito útil para todos aqueles que investigam em qualquer campo relacionado com livros didácticos e que pretendam ter em conta dados relacionados com a sua comercialização.

Palavras-chave : educação; livros didáticos; recursos educacionais; editoras; mapa editorial.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )