SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23FUENTES PARA LA ELABORACIÓN DE UN MAPA EDITORIAL DE LIBROS DE TEXTO EN ESPAÑALIBROS DIDÁCTICOS COMO TEXTOS DE MEMORIA: NOTAS SOBRE NARRATIVAS DE LA INMIGRACIÓN ALEMANA EN LIBROS DIDÁCTICOS REGIONALES DE HISTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RODRIGUES, Eglem de Oliveira Passone  y  MOREIRA, Kênia Hilda. A BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE NOS ANOS 1930 PELAS PÁGINAS DA REVISTA FOLHA DA SERRA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80591.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80591.

Objetiva-se analisar a campanha de criação, implantação e funcionamento da Biblioteca Pública de Campo Grande, ao sul de Mato Grosso, na década de 1930, propagadas nas páginas da Revista Folha da Serra (RFS, 1931-1940). Questiona-se a relação entre a RFS e o surgimento da Sociedade da Biblioteca Pública de Campo Grande, organização criadora e mantenedora da Biblioteca em questão. Com referencial teórico-metodológico ancorado na Nova História Cultural, a análise compreende o impresso como importante fonte de pesquisa para a história da educação, numa perspectiva de educação para além dos muros da escola (CHARTIER, 1990; CATANI; BASTOS, 2002; BICCAS, 2008). Conclui-se que a Biblioteca Pública implantada pela RFS em Campo Grande na década de 1930, com seus eventos, concursos e debates influenciou novos hábitos, comportamentos e saberes, contribuindo para a formação e ampliação de leitores na região, expandindo, consequentemente o público potencial da RFS.

Palabras clave : história da educação; Biblioteca Pública; imprensa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )