SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LIBROS DIDÁCTICOS COMO TEXTOS DE MEMORIA: NOTAS SOBRE NARRATIVAS DE LA INMIGRACIÓN ALEMANA EN LIBROS DIDÁCTICOS REGIONALES DE HISTORIAIDEAIS DE HOMBRE CIVILIZADO VEHÍCULADOS EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE EDUCACIÓN MORAL Y CÍVICA EN LA DICADURA CIVIL-MILITAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SENA, Fabiana. O PROFESSOR AMARO CAVALCANTI E A IMPRENSA DO CEARÁ: UMA LEITURA DO INTELECTUAL NO IMPÉRIO BRASILEIRO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e82321.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/82321.

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de construção da figura de Amaro Cavalcanti, professor de Latim e advogado provisionado, na cidade de Baturité, como intelectual no final do século XIX, por meio de suas ações e discursos sobre ele publicados na imprensa do Ceará, mais especificamente no periódico Cearense. Para esse propósito, buscamos identificar o seu relatório sobre o sistema de ensino dos Estados Unidos da América e da proposta de reforma para a província do Ceará, as mudanças de funções e cargos altos na cena pública. Identificar o itinerário de Amaro Cavalcanti nos periódicos possibilita compreender a sua rede de sociabilidade e suas ações no campo da instrução, de modo que a imprensa se configura como um instrumento de construção e legitimação do intelectual e, ao mesmo tempo, meio de divulgação do fenômeno da instrução pública na província do Ceará.

Palabras clave : intelectual; instrução; imprensa; Império.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )