SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE IDEAS OF CIVILIZED MAN VEICULATED IN DIDACTIC BOOKS OF MORAL AND CIVIC EDUCATION IN THE CIVIL-MILITARY DICTATORSHIPTHE PEDAGOGICAL AND SCHOLASTIC PRESS IN ITALY BETWEEN EIGHT AND NINE HUNDRED author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

O, Jorge Ramos do  and  PAZ, Ana Luísa. DA UNIVERSIDADE QUINHENTISTA DE PARIS PARA O MUNDO: CURRÍCULO E MÉTODO EM PETRUS RAMUS. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e83768.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/83768.

Propomos uma discussão historicamente situada acerca da organização e administração, na cultura ocidental, de um saber inteiramente escolar, caracterizado pelos princípios da ordem e da uniformidade, e que se expressa em monografias - de tipo compendiário e manualístico -, produzidas para circular unicamente nos estabelecimentos de ensino. A análise recuará até ao espaço universitário do Renascimento e aos primeiros debates sobre a premência de um dispositivo de sistematização do conhecimento, onde Petrus Ramus aparece como uma personagem conceptual e onde se descobre um diagnóstico seminal assente sobre um gesto educativo como supondo uma dupla articulação: (i) o currículo é o invariante que permite racionalizar todo conhecimento através de disciplinas unidas num plano de estudos, ao passo que (ii) o método constitui a possibilidade de estabilizar e simplificar, de articular e graduar todos os conteúdos escolares.

Keywords : currículo; método; Petrus Ramus; ramismo; pedagogia universitária.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )