SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23IDEAIS DE HOMBRE CIVILIZADO VEHÍCULADOS EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE EDUCACIÓN MORAL Y CÍVICA EN LA DICADURA CIVIL-MILITARLA PRENSA PEDAGÓGICA Y ESCOLAR IN ITALIA ENTRE LOS SIGLOS XIX Y XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

O, Jorge Ramos do  y  PAZ, Ana Luísa. DA UNIVERSIDADE QUINHENTISTA DE PARIS PARA O MUNDO: CURRÍCULO E MÉTODO EM PETRUS RAMUS. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e83768.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/83768.

Propomos uma discussão historicamente situada acerca da organização e administração, na cultura ocidental, de um saber inteiramente escolar, caracterizado pelos princípios da ordem e da uniformidade, e que se expressa em monografias - de tipo compendiário e manualístico -, produzidas para circular unicamente nos estabelecimentos de ensino. A análise recuará até ao espaço universitário do Renascimento e aos primeiros debates sobre a premência de um dispositivo de sistematização do conhecimento, onde Petrus Ramus aparece como uma personagem conceptual e onde se descobre um diagnóstico seminal assente sobre um gesto educativo como supondo uma dupla articulação: (i) o currículo é o invariante que permite racionalizar todo conhecimento através de disciplinas unidas num plano de estudos, ao passo que (ii) o método constitui a possibilidade de estabilizar e simplificar, de articular e graduar todos os conteúdos escolares.

Palabras clave : currículo; método; Petrus Ramus; ramismo; pedagogia universitária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )