SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23FROM THE 16TH CENTURY UNIVERSITY OF PARIS TO THE WORLD: CURRICULUM AND METHOD IN PETRUS RAMUSDISCOURSES ON THE EMERGENCE OF CHILDREN'S FORMAL EDUCATION IN PORTUGAL (1880-1950) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CHIOSSO, Giorgio. A IMPRENSA PEDAGÓGICA E ESCOLAR NA ITÁLIA ENTRE O SÉCULO XIX E XX. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e84270.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/84270.

O ensaio se desenvolve em dois níveis. Na primeira parte, ilustra-se as mudanças historiográficas que interessaram à Itália nas últimas décadas. Como aconteceu em outras partes da Europa, abriram-se novos campos de pesquisa interessados em explorar não somente a “escola ideal”, mas também, e sobretudo, a “escola quotidiana”. Na segunda parte, descreve-se os resultados de uma pesquisa realizada entre 1987 e 1997 destinada a revelar 1273 jornais escolares publicados na Itália entre 1820 (data de publicação da primeira publicação encontrada) e 1943, ano da queda do fascismo. A pesquisa demonstra que é possível, por meio da análise dos jornais escolares, proceder à reconstrução da história italiana sob diversos pontos de vista: aquele das estratégias adotadas pelas classes dirigentes e pelo Estado (a cultura escolar “alta”) e aquele da reflexão de origem docente (a cultura escolar da quotidianidade) realizada em diversos âmbitos, político-escolar e pedagógico, prático-didático, profissional, literário (em relação especialmente às leituras infantis), editorial, econômico.

Keywords : imprensa pedagógica e escolar; Itália; século XIX; século XX.

        · abstract in English | Italian | Spanish | French     · text in Italian | Portuguese     · Italian ( pdf ) | Portuguese ( pdf )