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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FERREIRA, António Gomes; MOTA, Luís  e  VILHENA, Carla Cardoso. DISCURSOS SOBRE A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA FORMAL EM PORTUGAL (1880-1950). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e85647.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/85647.

Neste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.

Palavras-chave : segunda infância; educação de infância; Froebel; Montessori; revistas de educação.

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