SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DISCURSOS SOBRE LA EMERGENCIA DE LA EDUCACIÓN FORMAL DE LOS NIÑOS EN PORTUGAL (1880-1950)EL ESPECTÁCULO QUE EDUCA EL CUERPO: CLUBES ATLÉTICOS EN LA CIUDAD DE NITERÓI DE LOS AÑOS 1880 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

VAL, Gisela Maria do  y  AQUINO, Julio Groppa. O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e85688.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/85688.

O presente artigo, lastreado por algumas noções teóricas legadas por Michel Foucault, devota-se a descrever e analisar a emergência de uma nova ordem socioeducativa em Portugal após o terremoto de 1775, responsável pela reconfiguração do nexo poder-saber-verdade que havia pautado os modos de existência até então. A argumentação mobiliza um conjunto de documentos da época, por meio dos quais é possível testemunhar a constituição de uma nova arte de governar apoiada em estratégias educativas dos viventes. Assim, a ideia de população desponta como elemento central de um tipo de governamento operado pela propagação de uma racionalidade de base científica com propósitos educativos.

Palabras clave : terremoto de 1755; população; governamento; educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )