SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23USAID AND AGRICULTURAL EDUCATION: THE CONVENTION ESALQ/USP AND OHIO UNIVERSITY (1964-1985)INSTITUTIONAL MODERNIZATION OR DEMOCRATIC MOVEMENT FOR CHILEAN HIGHER EDUCATION? A REINTERPRETATION OF THE PREVIOUS TRAJECTORY TO THE CIVIL-MILITARY DICTATORSHIP (1920-1973) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SERRANO-LOPEZ, Federico Guillermo. A OPERAÇÃO DO DISPOSITIVO DE SEXUALIDADE NAS IDENTIDADES EMOCIONAIS ATRIBUÍDAS A CRIANÇAS EM LIVROS DE LEITURA ESPANHÓIS E COLOMBIANOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e78343.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/78343.

Nos livros de leitura espanhois e colombianos da escola primária da primeira metade do século 20 é comum atribuir aos seus protagonistas uma identidade emocional fixa e um fundo instintivo que são revelados pelos seus comportamentos. Será estudada a relação do uso dessas atribuições com as estratégias para preparar a subjetividade infantil em relação às suas reações ao desejo, ao prazer e às relações sociais. Argumenta-se que essas estratégias fazem parte da operação do dispositivo de sexualidade (como é entendido por Foucault). Conclui-se que o sexo parece desempenhar o papel de determinação fundamental do instinto e do eu, daí a relevância da preparação para a sexualidade na estruturação do projeto escolar.

Keywords : história da sexualidade; Espanha; Colômbia; identidade; emoções; manuais escolares.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )