História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
CARVALHO, Maria João de and SOARES, Teresa. EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80154. Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/80154.
Sabemos que a escola assumiu diferentes concretizações sócio-históricas, que vão desde a sua realização inicial como instituição familiar passando pela escola enquanto instituição religiosa para finalmente se transformar em instituição estatal (Ciscar, Uría, 1988). É por este caminho evolutivo que se pretende fazer uma breve incursão, no pressuposto de que o passado sempre explica o presente e nos aponta rumos para o futuro. Procederemos, assim, a uma retrospetiva histórica e legal que nos permita conhecer a evolução dos modelos de gestão e administração, em particular dos órgãos diretivos, da escola pública portuguesa desde os descobrimentos até à 1º República.
Keywords : reformas; gestão da organização; corpos diretivos; reitor.