SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LA EXPANSIÓN DEL ESTADO ARGENTINO SOBRE LOS TERRITORIOS PATAGÓNICOS A FINES DEL SIGLO XIX: INTEGRACIÓN Y RESISTENCIA DE LOS PUEBLOS INDÍGENAS FRENTE A LA ESTRATEGIA RELIGIOSA-EDUCATIVAPENSIONES Y AJUARES: INVERSIONES FAMILIARES CON LA INSTRUCCIÓN EN INTERNADOS EN LA CORTE IMPERIAL DEL RÍO DE JANEIRO (SÉCULO XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CARVALHO, Maria João de  y  SOARES, Teresa. EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80154.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80154.

Sabemos que a escola assumiu diferentes concretizações sócio-históricas, que vão desde a sua realização inicial como instituição familiar passando pela escola enquanto instituição religiosa para finalmente se transformar em instituição estatal (Ciscar, Uría, 1988). É por este caminho evolutivo que se pretende fazer uma breve incursão, no pressuposto de que o passado sempre explica o presente e nos aponta rumos para o futuro. Procederemos, assim, a uma retrospetiva histórica e legal que nos permita conhecer a evolução dos modelos de gestão e administração, em particular dos órgãos diretivos, da escola pública portuguesa desde os descobrimentos até à 1º República.

Palabras clave : reformas; gestão da organização; corpos diretivos; reitor.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )