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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CARVALHO, Maria João de  e  SOARES, Teresa. EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e80154.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80154.

Sabemos que a escola assumiu diferentes concretizações sócio-históricas, que vão desde a sua realização inicial como instituição familiar passando pela escola enquanto instituição religiosa para finalmente se transformar em instituição estatal (Ciscar, Uría, 1988). É por este caminho evolutivo que se pretende fazer uma breve incursão, no pressuposto de que o passado sempre explica o presente e nos aponta rumos para o futuro. Procederemos, assim, a uma retrospetiva histórica e legal que nos permita conhecer a evolução dos modelos de gestão e administração, em particular dos órgãos diretivos, da escola pública portuguesa desde os descobrimentos até à 1º República.

Palavras-chave : reformas; gestão da organização; corpos diretivos; reitor.

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