SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICAFOLHAS PARA COLHER FRUTOS: ESCRITA BIOGRÁFICA E AUTOBIOGRÁFICA NOS CONVENTOS FEMININOS PORTUGUESES (SÉCULOS XVII E XVIII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CONCEICAO, Joaquim Tavares da. PENSÕES E ENXOVAIS: INVESTIMENTOS FAMILIARES COM A INSTRUÇÃO EM INTERNATOS NA CORTE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO (SÉCULO XIX). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e81016.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/81016.

Este artigo é uma abordagem histórica a respeito dos investimentos de famílias para o ingresso e estada de seus filhos e filhas nos internatos particulares da Corte Imperial do Rio de Janeiro (XIX). A educação dispensada nos internatos constituía-se em privilégio de classes ou de posições sociais de famílias abastadas, segmentos que podiam fazer face aos dispêndios do internato. O investimento das famílias com o internamento de seus filhos correspondia principalmente ao pagamento da mensalidade ou pensão (alimentação e alojamento), preparação do enxoval e pagamento pelo uso de utensílios do internato. O investimento com a educação nos internatos era uma estratégia de reprodução para as classes ricas e médias, de manutenção de posição social e das expectativas que depositavam nas futuras gerações.

Palavras-chave : enxovais; educação; internatos; história; pensões.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )