SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23COMPULSORY SCHOOL AND INVESTMENT IN PUBLIC EDUCATION: A HISTORICAL PERSPECTIVE (SÃO PAULO, 1874-1908).LATIN AMERICA AND ABYA YALA IN TEACHING SPANISH HISTORY: THE "DISCOVERY", THE CONQUEST AND CONTROVERSIES OF THE BLACK LEGEND author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LORENZO, Manuel Ferraz. O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DURANTE A ESPANHA DE FRANCO: UM ESTUDO DE CASO NA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ DE TENERIFE. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e81871.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/81871.

O artigo de pesquisa que apresentamos tenta analisar o processo de purificação desenvolvido no ensino primário a partir de julho de 1936. Devemos ter em mente que o golpe de Estado irrompeu na província de Santa Cruz de Tenerife e que as medidas repressivas devem ser contundentes e exemplares para o resto das áreas apresentadas e submetidas posteriormente. Além das autoridades políticas, os professores foram um dos grupos mais perseguidos e reprimidos por suas atividades educacionais, culturais e sociais. A rapidez e a força nas prisões e condenações estão claramente refletidas nos documentos civis e militares. A metodologia utilizada centra-se na análise e interpretação de dados arquivísticos, boletins oficiais e imprensa consultada na altura com uma abordagem qualitativa.

Keywords : ditadura franquista; repressão; Ilhas Canárias; educação primária.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )