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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
LORENZO, Manuel Ferraz. O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DURANTE A ESPANHA DE FRANCO: UM ESTUDO DE CASO NA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ DE TENERIFE. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e81871. Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/81871.
O artigo de pesquisa que apresentamos tenta analisar o processo de purificação desenvolvido no ensino primário a partir de julho de 1936. Devemos ter em mente que o golpe de Estado irrompeu na província de Santa Cruz de Tenerife e que as medidas repressivas devem ser contundentes e exemplares para o resto das áreas apresentadas e submetidas posteriormente. Além das autoridades políticas, os professores foram um dos grupos mais perseguidos e reprimidos por suas atividades educacionais, culturais e sociais. A rapidez e a força nas prisões e condenações estão claramente refletidas nos documentos civis e militares. A metodologia utilizada centra-se na análise e interpretação de dados arquivísticos, boletins oficiais e imprensa consultada na altura com uma abordagem qualitativa.
Palavras-chave : ditadura franquista; repressão; Ilhas Canárias; educação primária.