SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE PURIFYING PROCESS IN PRIMARY EDUCATION DURING FRANCO'S SPAIN: A CASE STUDY IN THE PROVINCE OF SANTA CRUZ DE TENERIFEPEDAGOGY OF THE OPPRESSED AS A REFERENCE: 50 YEARS OF HISTORICAL GEODATA (1968-2017) AND THE PROFILE OF YOUR READER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CAROLA, Carlos Renato  and  MONTES, Rafael Valls. AMÉRICA LATINA E ABYA YALA NO ENSINO DE HISTÓRIA ESPANHOL: O “DESCOBRIMENTO”, A CONQUISTA E AS CONTROVÉRSIAS DA LEYENDA NEGRA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e82571.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/82571.

O trabalho explicita as representações contemporâneas da História da América no ensino de História na Espanha. Explicita e problematiza as configurações textuais e iconográficas que pretendem ensinar uma história do “descobrimento”, da conquista e da colonização da América. Usou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e de campo, com técnica de fichamento e observações analíticas de obras historiográficas contemporâneas, livros didáticos e lugares de memória (museus e monumentos históricos). Em relação aos manuais didáticos, foram selecionados e analisados 18 livros de ensino de História editados por seis editoras no período de 2000 a 2015. Analisou-se a história do “descobrimento” e da colonização na perspectiva teórica da decolonialidade (DUSSEL, 1994, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2007).

Keywords : ensino de História; descobrimento; América Latina; Abya Yala.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )