SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EL PROCESO DEPURADOR EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA DURANTE LA ESPAÑA FRANQUISTA: UN ESTUDIO DE CASO EN LA PROVINCIA DE SANTA CRUZ DE TENERIFEPEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO COMO REFERENCIA: 50 AÑOS DE DATOS GEO-HISTÓRICOS (1968-2017) Y EL PERFIL DE SU LECTOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CAROLA, Carlos Renato  y  MONTES, Rafael Valls. AMÉRICA LATINA E ABYA YALA NO ENSINO DE HISTÓRIA ESPANHOL: O “DESCOBRIMENTO”, A CONQUISTA E AS CONTROVÉRSIAS DA LEYENDA NEGRA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e82571.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/82571.

O trabalho explicita as representações contemporâneas da História da América no ensino de História na Espanha. Explicita e problematiza as configurações textuais e iconográficas que pretendem ensinar uma história do “descobrimento”, da conquista e da colonização da América. Usou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e de campo, com técnica de fichamento e observações analíticas de obras historiográficas contemporâneas, livros didáticos e lugares de memória (museus e monumentos históricos). Em relação aos manuais didáticos, foram selecionados e analisados 18 livros de ensino de História editados por seis editoras no período de 2000 a 2015. Analisou-se a história do “descobrimento” e da colonização na perspectiva teórica da decolonialidade (DUSSEL, 1994, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2007).

Palabras clave : ensino de História; descobrimento; América Latina; Abya Yala.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )