SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AS A REFERENCE: 50 YEARS OF HISTORICAL GEODATA (1968-2017) AND THE PROFILE OF YOUR READERPOEMA PEDAGOGICO: SOCIABILITIES AND RHETORICS IN THE EDUCATION OF ANTON MAKARENKO'S PEDAGOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MORAES, Felipe Tavares de. JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87137.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87137.

Analisa-se neste artigo a antologia escolar “José Veríssimo - Crítica”, seleção e estudo crítico de Olívio Montenegro, editado pela Editora Agir, na coleção “Nossos Clássicos” (1958), como uma forma de recepção e seleção dos estudos literários da extensa obra histórica, educacional, etnográfica e literária de José Veríssimo. Argumenta-se que esta antologia escolar registrou o processo de canonização literária de José Veríssimo como crítico literário e, a partir disso, produziu o processo de formação de leitores ao aderir uma chave de leitura sobre a obra de José Veríssimo: a transformação em clássico brasileiro na consagração do crítico literário - contribuindo para um silêncio bibliográfico sobre os seus estudos dedicados a sociedade e a cultura amazônica oitocentista.

Keywords : José Veríssimo; antologia escolar; formação de leitores; canonização literária.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )